domingo, 28 de setembro de 2014

Os Gatos Não Têm Vertigens

Um filme de António-Pedro Vasconcelos, que conta com os atores Maria do Céu Guerra, Nicolau Breyner, Ricardo Carriço, Fernanda Serrano e João Jesus nos principais papéis.
 
Não concordo com as críticas que apontam o filme como uma má versão de Oliver Twist. Pelo contrário, acho que é um filme que destaca e põe em confronto duas realidades fraturantes da nossa sociedade atual: a solidão na velhice e o relacionamento (ou a falta dele) entre pais e filhos. É verdade que tem uma primeira parte lenta e que quem viu o trailer do filme chega ao intervalo com a perfeita noção, que grande parte do desenrolar da história vai-se centrar na segunda parte. Mas mesmo assim não deixa de ser um filme de boa qualidade e com interpretações estupendas. Confesso que a minha preferência vai para atriz Maria do Céu Guerra, que dá rosto à “solidão” de uma forma acutilante e bem-humorada. 
 
Imagem retirada da Internet
 

6 comentários:

  1. Quando fui ver "Namoro à espanhola" vi este trailer e fiquei com um bichinho...parece a ser bom...parece que nos toca na alma. No entanto ainda não tive oportunidade de ver...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade. Há partes no filme que nos deixam a pensar e provocam aquela “pancadinha” nas nossas emoções. Eu gostei e voltaria a ver o filme :)

      Eliminar
  2. eu gostei mesmo muito. e, para além de Maria do Céu Guerra, irrepreensível, o elenco jovem, tem bom ritmo. a história, nem muito lamechas, nem muito "dejá vu," na abordagem, está, na minha opinião bem contada. eu também o veria outra vez.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, no elenco jovem, principalmente o ator João Jesus (na personagem Jo) foi uma agradável surpresa. Agora a crítica (ou alguns críticos) têm feito um “massacre” ao filme, mesmo após a sua nomeação aos Prémios Goya ... enfim!

      Eliminar
  3. Tenho uma opinião semelhante à tua, se quiseres podes ver aqui http://alimonadadavida.blogspot.pt/2014/09/os-gatos-nao-tem-vertigens.html, o trailer "vende" a imagem da relação deles como um relacionamento amoroso impossível peça diferença de idades, o que não é de todo o caso. Há vários tipos de amor e na minha opinião essa é a principal mensagem do filme.

    ResponderEliminar