sábado, 25 de outubro de 2014

Fúria

Se há uma frase capaz de descrever o filme, essa frase é “os ideais são pacíficos, a história é violenta” proferida pelo sargento Don "Wardaddy" Collier (interpretado por Brad Pitt).

Com uma atenção cirúrgica e absolutamente impressionante, David Ayer (realizador e argumentista) recria o cenário infernal da II Guerra Mundial. E Brad Pitt, Shia LaBeouf, Logan Lerman, Jon Bernthal, Michael Peña, Jason Isaacs e Scott Eastwood dão rosto, carisma e emoção aos traumas, esperança e espírito de camaradagem em tempo de guerra.  

A tática, a logística, a brutalidade e a crueza das cenas de confronto são de tirar o fôlego. É matar ou ser morto, sem lugar a hesitações. Nas trincheiras, o olhar duro e sem contemplações continua. A imundice, as poças de sangue, os corpos apodrecidos empurrados pelas escavadoras e os cadáveres dissolvidos na lama produzem uma imagem forte no grande ecrã. E para mim é esta abordagem honesta e fiel do inferno vivido durante a guerra que faz a diferença neste filme.
 
 

4 comentários:

  1. Parece-me uma forma interessante de conhecer a História. ;)
    Esta semana fui ao cinema, aproveitando uma promoção: quem comprar o jantar (mín. 5€) no Dolce Vita Coimbra, tem direito a bilhete de cinema grátis! Ainda olhámos para este filme que mencionaste, mas acabámos por escolher "O Juiz". Também aconselho. É de drama e faz-nos refletir acerca da importância de valorizar as pessoas enquanto estão vivas... ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No filme focam algumas “práticas” das SS que eu desconhecia.
      Também já vi “O Juíz” e é um filme fantástico. A dinâmica entre Robert Duvall e Robert Downey Jr. é excecional.

      Eliminar