domingo, 14 de dezembro de 2014

Exodus: Deuses e Reis

Muita técnica e pouca emoção num espetáculo visual de proporções épicas. Muito sinceramente, depois de 142 minutos de filme, foi esta a sensação final.

Os cenários são fascinantes e os planos mais abertos expõem a imponência dos edifícios e estátuas da cidade de Tebas ou a dimensão do êxodo. A sequência das pragas, a perseguição de Ramsés II (Joel Edgerton) ao povo hebreu, o confronto entre Moisés (Christian Bale) e Ramsés II no Mar Vermelho estão repletas de pormenores, que despertam a atenção de qualquer um.

As dúvidas de Moisés em relação ao seu passado e futuro tornam-no mais humano (em relação às outras versões), mas também o líder menos carismático. Falta o tom vibrante e inspirador aos discursos. Em vez disso temos diálogos tão banais (e constatações óbvias) como: “Moisés, onde é que estamos?”, “Estamos no ponto da terra, onde temos o mar à nossa frente e um exército atrás.”.

Falta a capacidade de emocionar e de gerar empatia com as personagens. Ficam as imagens visuais e alguma intensidade gerada pelas mesmas.
 
Imagem retirada da Internet
 

4 comentários:

  1. é capaz de ser um filme bastante visual, se o Cecil B. DeMille fosse vivo, ele que realizou os Dez Mandamentos, entre outras monumentalidades cinematográficas, haveria de ficar fascinado com as técnicas de hoje para encher o ecrã, por comparação com a sua época! A mim, por acaso, não me está a seduzir. Mas é uma opinião de quem só viu a publicidade!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O filme não anda muito longe do trailer.
      E DeMille (que fez um trabalho estupendo em Dez Mandamentos) deve estar a dar voltas no caixão com esta versão. Um elenco de luxo não faz milagres, quando o guião não ajuda. Mas é só a minha opinião (vale o que vale!) :)

      Eliminar
  2. Não vi ainda, achaste demasiado colado aos textos bíblicos?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não. O filme adoptou uma abordagem mais comercial, que torna a história e a forma como ela é contada acessível a qualquer um. O problema é que isso tornou o filme … banal e desprovido de garra e intensidade.

      Eliminar