segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Picea conica enfeitada, cagão escondido …

Com um fim-de-semana prolongado não há desculpa que resista.

Por característica natural crescerá lentamente e com folhagem persistente (pelo menos assim o espero). De porte cónico e largo, agulhas finas e pouco duras foi este o escolhido. E por 9,99€ não podia arranjar melhor Picea.
 
 

“Cientificamente” denominado de Picea Conica, pinheiro anão para os amigos, já se encontra engalanado com bolinhas, grinaldas e luzinhas. E agora apresenta-se à sociedade blogueira … Picea dá as “Boas Festas” aos senhores e senhoras!
 
 
Depois do Picea seguiu-se o resto da casa. O meu “exército” particular de Pais Natais tomou de assalto a casa (sou assim uma espécie de mini-Maria-Cavaco-Silva, em versão Pais Natais). E por fim, só faltou esconder “el caganer” ou em bom português o cagão.
 
 
Não tem nada que enganar. Da esquerda para a direita é a terceira fotografia (em baixo) e a única que tem um homem de cócoras a depositar um belo cocó. O caganer é uma personagem tradicional da cultura catalã, cuja história remonta ao século XVIII, e que simboliza prosperidade, saúde, serenidade e sorte. No Porto é comum ver o cagão nas cascatas de São João (onde simboliza exactamente o mesmo).

Eu não acredito nestas coisas, mas “não vá o diabo tecê-las” (!), o meu cagão sai do armário duas vezes ao ano (não há Natal ou São João, sem cagão!).   

8 comentários:

  1. Outro facto em abono das Piceias, é que elas crescem. Quem tiver um jardim, em vez de comprar árvores de natal aos chineses que, dizem, que eu nunca vi, as têm pequeninas e fininhas, adotem uma Piceia e não se preocupem com o tamanho enganador. Um dia vão ter uma agradável surpresa... xD

    ResponderEliminar
  2. Ahah desconhecia o tal "cagão"! :P
    As decorações estão super fofas! :) até um Pai Natal prateado tens! upa upa...

    ResponderEliminar