sábado, 18 de julho de 2015

#7 Num pulinho estamos lá …

… no meio de um acidente da Natureza.

É assim que as Salinas Naturais de Rio Maior são consideradas, uma vez que o mar fica a 30 km de Rio Maior e as salinas se encontram ocultas pelas encostas da Serra dos Candeeiros. A água desta nascente é sete vezes mais salgada que a água do mar e existe a teoria que estas salinas foram exploradas por Romanos e Árabes, aquando a sua ocupação da Península Ibérica.

As salinas estão rodeadas por casinhas de madeira, que outrora foram tabernas que funcionavam só durante a safra e actualmente são lojas de artesanato e de produtos locais. Ligada a estas casinhas de madeira está a história do taberneiro, que numa tábua de madeira (com cerca de 1 m de comprimento e 10 cm de largura) assinalava as despesas que os clientes iam fazendo ao longo da safra e os respectivos pagamentos. As tábuas ficavam permanentemente penduradas nas paredes da taberna e assim cada cliente sabia sempre quanto devia e os outros ficavam a saber se ele era ou não um bom bebedor … e já agora pagador. Todos os pagamentos eram efectuados em sal.


14 comentários:

  1. Uma visita fantástica :)
    Bom fim-de-semana!

    ResponderEliminar
  2. Que lugar fantástico, parece que se recua no tempo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De facto está muito bem conservado e tem uma série de actividades lúdicas para as crianças, que explicam todo o processo.

      Eliminar
  3. E o taberneiro ganhava a vidinha ganhando o seu"sal... ario":-P ja agora o sal fino era para os trocos, certo?? ;-)

    ResponderEliminar
  4. E recebiam o troco em Co-Aprovel. Ahah

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahahahaha ... inspiração não vos falta para o troco! :D

      Eliminar
  5. Para quando uma visita à aldeia da Pia do Urso (perto de Fátima, concelho da Batalha)?...é mesmo ao lado onde eu moro! ;)
    Abraço e bom fim de semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já estive para ir mais do que uma vez, mas depois (sempre por causa do tempo) adiamos! Mas fica aqui prometido, que um dia farei um pulinho à Pia do Urso. :)

      Beijinhos :)

      Eliminar