Será uma discoteca? Será um bar? Não,
são as lojas do grupo Inditex (Zara, Pull and Bear, Massimo Dutti, Bershka,
Stradivarius).
É cada vez mais frequente entrarmos numa
loja e como comité de boas-vindas temos o “som de uma pista de dança”. Não
passa de uma medida de marketing utilizada já há vários anos, mas nos últimos
tempos o exagero impera.
Vamos ainda a meio do corredor do shopping,
mas já estamos a ouvir o som da Bershka. Olhamos para o interior da Pull and
Bear e vemos teenagers a dançar com a roupa nos cabides. Na Stradivarius,
queremos comentar uma peça com uma amiga e corremos o risco de gritar “esta
camisola é horrível” em plena transição entre músicas. Chegamos à Zara e para
pedir um par de calças num outro número temos de repetir duas vezes à
funcionária ou procurar por aquela que ainda não ensurdeceu. Qualquer dia, juro
que entro na Massimo Dutti e peço um Hendricks no balcão, em vez da camisa que
vi na montra.
Por isso não me espanta que os
funcionários destas lojas tenham pedido o fim da música “tipo discoteca”. É que
uma coisa é trabalhar com uma playlist seleccionada por nós e no volume que nós
escolhemos, outra coisa é trabalhar numa discoteca improvisada.
Hello!!!
A ideia é que o consumidor compre de forma compulsiva, não que estoure um
tímpano ou saia da loja rouco após três pedidos!!!
Imagem retirada da Internet |
É também por isso que cada vez menos entro nessas lojas... Não tenho paciência...
ResponderEliminarNem paciência, nem ouvidos … o gosto musical de algumas loja deixa muito a desejar :)
EliminarConcordo e isso nunca me fez comprar compulsivamente mas sim, fugir compulsivamente :)
ResponderEliminarJá somos duas! :)
EliminarEu sei que não sou o publico alvo. Até porque os meus anos de teenager já vão longe. Mas eu também sou das que sai de uma loja se a música estiver muito alta. Claramente ficam a perder... mas eles é que sabem.
ResponderEliminarE já me tinha perguntado se numa entrevista de emprego para uma loja dessas fazem perguntas sobre gostos musicais ou problemas com tímpanos.
E o novo slogan de recrutamento é: “Quer ficar surdo? Venha trabalhar connosco!”. Deviam fornecer tampões para os ouvidos juntamente com a “farda” ... enfim!
EliminarAchava eu que estava a ficar velha e rabugenta por não suportar essa música, afinal, é mesmo irritante não é?
ResponderEliminarIrrita até um santo! Não há pachorra para esta modalidade de party-shopping :)
Eliminarhá conceitos deveras intrigantes.
ResponderEliminarE deveras irritantes ... claramente já passei da idade! :)
EliminarIsso é um acordo entre os otorrinos, que pagam a essas lojas para porem essa música para depois terem mais clientes com problemas de ouvidos!
ResponderEliminarGosto dessa teoria da conspiração! :D Já agora. Uma ida às compras devia ter o "alto patrocínio" da MiniSom.
EliminarDescobri hoje o blogue e estou a adorar. Já li uma serie de posts mas este tinha mesmo de comentar. Eu não sei como é que os funcionarios aguentam- Na stradivarius há anos que isso acontece. Sempre que lá vou comento que a musica nem me deixa concentrar naquilo que procuro e o que acaba por acontecer é virar costas e vir embora sem nada.
ResponderEliminarVou voltar
Beijinhos
Obrigada! :)
EliminarSim, a Stradivarius é uma das piores! Cinco minutos na loja e a música parece o carrilhão de Mafra a “bombar” na nossa cabeça.
Concordo tanto... É devido a essas bandas sonoras das lojas que não aguento andar muito tempo seguido às compras...
ResponderEliminarTambém não suporto ... Vou para comprar roupa, não para actualizar o meu conhecimento sobre o disco dance! ;)
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