sábado, 23 de maio de 2015

#2 Num pulinho estamos lá …

... no convento.

Não é literalmente num convento, mas é no Palácio-Convento Nacional de Mafra. Construído por ordem de D. João V, em virtude de uma promessa que fizera caso a rainha fosse bem-sucedida na concepção de um filho, o Palácio-Convento albergou mais de 300 frades da Ordem de S. Francisco e serviu de “casa” de caça à Dinastia de Bragança.

O Palácio é conhecido pela sua biblioteca (uma colecção de mais de 36 000 livros com encadernações em couro gravadas a ouro) e por ter o maior corredor palaciano da Europa. O Rei para ter um seu “rendez-vous” com a rainha teria que percorrer 232 metros entre os seus aposentos (no torreão norte) e os aposentos da rainha (no torreão sul) … digam lá se não era um belo aquecimento?

Sobre o Palácio-Convento existem diversas lendas e mitos, as mais conhecidas são a do cavaleiro sem cabeça, que percorre os corredores à noite e a das ratazanas assassinas que vivem nos esgotos e túneis que ligam o Palácio-Convento à Ericeira … eu cá só vi os morceguinhos, que habitam a biblioteca e ajudam as preservar as diversas obras!
 

18 comentários:

  1. Corremos o risco de ser comidos por uma rata gigante?! Lol
    Imperdível também é o Sobreiro de José Franco e Ericeira...

    ...o pão com chouriço, o queijo fresco, as areias, os ouriços, o marisco...!

    ...e uma sesta ao sol nas Furnas :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas o menino pensa que eu brinco em serviço! :P
      Não só fui ao pão com chouriço da Aldeia do Sobreiro e a banhos na Ericeira como também consegui arranjar um espacinho na agenda para comer um Fradinho ... uma espécie de queijada com gemas, feijão e amêndoa. ;)

      Eliminar
  2. D. João V, Sua Majestade Fidelíisima, assim lhe atribuiu o título quem na altura mandava mais, o Papa, foi um homem muito dado a ter filhos; de sua esposa, sim, e ainda vieram os ilegítimos que ficaram conhecidos como "os "meninos de Palhavã".
    Bom domingo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito bem! Era portanto um rei fidelíssimo ao versículo "crescei e multiplicai-vos"! ;)))

      Eliminar
  3. Podiam dividir o mal pelas aldeias e encontravam-se a meio do caminho. Ou então uma vez ia ele ao sul, outra vez ia ela ao norte. ahah
    Há mais de 20 anos que não visito o Convento de Mafra. Dantes ainda lá passava quando ia de passeio à Ericeira. Mas desde que fizeram a variante e a autoestrada, só o vejo ao longe, na sua imponência um pouco megalómana proporcionada pelo açúcar e pelo ouro do Brasil.
    Por isso não me espantava que a comunidade brasileira um dia viesse a reclamar o direito a fazer lá umas churrascadas a toque de samba.
    O churrascão de Mafra. eheheheh

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahahahaha ... com esse forrobodó saloio até o carrilhão voltava a funcionar! :)

      Eliminar
  4. Um sitio que ando para visitar! É giro? vale a pena?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vale pena, eu pelo menos gostei bastante. Se quiseres mais informações podes consultar este site: http://www.palaciomafra.pt/
      :)

      Eliminar
  5. Mas isso era uma canseira. Aquecimento? Ele quando chegava aos aposentos da rainha já ia era todo esfalfadinho coitado :))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahaha ... já para não fazer que tinha que fazer o "aquecimento" depois de um dia de caça, acho que não há gemada no Mundo capaz de dar tanta energia ;)))

      Eliminar
  6. Parece ser um bonito sítio a visitar =)

    ResponderEliminar
  7. É um sitio muito interessante de visitar :)

    ResponderEliminar
  8. Já passei lá mas estava fechado. Mas adoro visitar castelos, palácios e essa coisa toda do século passado. Começo a imaginar histórias, que sou uma princesa e tal...tenho de lá voltar!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então, este é perfeito para ti! :)
      Podes consultar o horário de funcionamento neste site: http://www.palaciomafra.pt/pt-PT/visitas/ContentList.aspx

      Eliminar