terça-feira, 19 de agosto de 2014

Viver rodeada por sal …

Foi só por um dia, mas hoje vivi rodeado por sal. Depois dos incontáveis degraus (descansem a subida é feita por elevador) e túneis que nos levam a descobrir as Minas de Sal de Wieliczka, os nossos olhos ficam delirantes com o espetáculo. Desde do teto ao chão tudo é sal. É impressionante ver como o ser humano é capaz de criar e construir em tais condições. Como o ser humano é capaz de se superar a si próprio.

Mas, há sempre quem duvide. Há sempre! Passam a mão devagarinho pela parede, olham à volta, confirmam e reconfirmam que não estão a ser observados. E aí … é ver muitas pessoas de dedo na boca e a exclamar de seguida “é mesmo sal!”. Pois é. É mesmo sal, agora vai lá beber um bocadinho de água que isso passa. Não é a curiosidade que passa é mesmo só a sede, porque cinco minutos depois lá vai o dedo à boca outra vez. 

Segundo a guia, o “ar salgado” da mina rejuvenesce e a prova é que os operários da mina tiveram uma vida mais longa do que os seus “vizinhos” (“tá bem abelha”, a gente acredita). Brincadeiras à parte o “ar salgado” da mina é ótimo para quem tem problemas respiratórios. Para quem é curioso por natureza é capaz de sair da mina com problemas de tensão arterial.
 
 

4 comentários:

  1. Deixaste-me curiosa: tive que ir ver fotos!
    E essa de passarem o dedo e provarem é compreensível... Mas talvez pouco higiénico, se muitos o fazem xD

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. “Dedos saltitantes” entre a boca e parede são às centenas! ! A questão da “higiene oral pós passeio pela mina” deve ser resolvida com recurso a um copinho de vodca.

      Eliminar
  2. Tens um desafio à tua espera, no meu blog! :P
    Quando tiveres disponibilidade, já sabes... :D

    ResponderEliminar