quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Pegada turística … e atribuição das cápsulas

Nos últimos anos tenho optado por realizar uma espécie de circuito, em vez de ficar só por uma cidade. Assim não corro o risco de ficar desiludida. Quando uma cidade não me arrebata, tenho sempre a oportunidade de “esperar” pela próxima. Este ano a escolha foi Varsóvia, Auschwitz, Cracóvia, Wieliczka, Wroclaw e depois dar um “saltinho” a Dresden e Berlim na Alemanha.

O circuito é cansativo, não vou dizer que não. Aliás uns dos comentários era que se a viagem tivesse mais um dia, muito provavelmente alguns dos convivas regressariam de maca a Portugal. Algumas pernas e em especial alguns pezinhos no final da viagem já pediam clemência aos respectivos donos.

Ontem à noite, enquanto passava as fotografias da máquina para computador, lembrei-me de fazer esta brincadeira. É apenas a minha opinião e por isso vale o que vale.


#Cápsula de ouro goes to … Dresden
O cognome “Florença do Elba” assenta-lhe como uma luva. O conjunto monumental da Frauenkirche, Ópera Semper, antiga Catedral Católica (Hofkirche), terraço de Bruhlsche, muro/painel de mosaicos de porcelana de Meissen (Furstenzug) e o extraordinário conjunto barroco Zwinger fizeram-me ficar completamente apaixonada pela cidade.

 

#Cápsula de prata goes to … Minas de Sal de Wieliczka
É um dos principais pontos turísticos da Polónia e é absolutamente deslumbrante. Dos 300 km é possível visitar 2 km da mina. Durante a visita de cerca de 2 horas é possível ver lagos e diversas esculturas em sal. Aliás tudo é sal na mina desde do tecto ao chão. Para tirar fotografias no interior da mina é necessário pagar 10 zlotys (cerca de 2,30€), mas vale bem a pena. Sapatos confortáveis e um agasalho também são aconselháveis, uma vez que as temperaturas rondam os 14ºC.

 


#Cápsula de bronze goes to … Centro histórico de Cracóvia  
Gostei em especial da ampla Praça do Mercado com as suas inúmeras esplanadas, do mercado velho com as “lojinhas” de artesanato e do Monte Wavel, onde se localiza o Castelo Real e a Catedral onde foi bispo Carol Woitila. À noite a cidade ganha uma luz extraordinária.

 
 

2 comentários:

  1. Para quem, como eu, tem o 'bichinho viajante' em simbiose perfeita, ver estas tuas fotos (que estão fabulosas) despertou me a vontade de conhecer a Polonia. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se o teu “bichinho viajante” tiver os mesmos gostos que o meu, acredita é uma viagem que vais adorar fazer.

      Eliminar