sábado, 24 de janeiro de 2015

Sniper Americano

Nomeado para 6 óscares. Ok! A sério? Não desgostei do filme, mas 6 nomeações…

Talvez por ser baseado na autobiografia do sniper Chris Kyle (o atirador furtivo mais letal da história do exército americano), o Clint Eastwood tenha optado por uma visão mais contida, em termos de questões políticas e emocionais. Mas sente-se a falta. Pelo menos, eu senti um bocadinho falta daquela carga dramática típica dos filmes de Eastwood.

Por outro lado, Clint Eastwood compensa do ponto de vista visual. O filme demonstra de uma forma bastante explícita e crua as atrocidades da guerra do Iraque. Os soldados americanos não são retratados como seres perfeitos e heróis imaculados. Os diálogos são naturais e fogem aos típicos clichés. E, para mim, o ponto alto do filme é sem dúvida a cena da tempestade de areia, onde conseguimos ver táctica militar misturada com medo, receio, vingança e camaradagem. 

É forte e impressionante do ponto de vista visual e é através dessa “violência” visual, que conseguimos reter e imaginar alguns dos sentimentos vividos pelas personagens, que são elas próprias incapazes de partilhar o peso da guerra.  

Imagem retirada da Internet

11 comentários:

  1. É o que achaste da personagem principal? Um herói ou um criminoso? Tenho de ir ver o filme!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para os companheiros é considerado uma lenda, cuja presença num cenário de confronto traz confiança e a sensação de segurança e protecção. Após a sua morte é retratado como um herói de guerra para os americanos (apesar das controvérsias). Ele (e isto segundo as falas que colocam na personagem) não se sente um criminoso, reconhece o peso que alcunha de “lenda” e “herói” acarreta, mas sente-se e vê-se mais como um patriota e protector.

      Quanto à minha opinião. Não o considero nem uma coisa, nem outra. Não julgo (e muito menos com base num filme) uma personagem que retrata um homem numa posição em que ao mata ou é morto. Muito sinceramente, não consigo colocar o rótulo de assassino ou herói, quando em causa estão situações limite.

      Eliminar
  2. Tenho mesmo que voltar a frequentar as salas de cinema...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este mês é excelente para fazer isso. Todos os filmes que receberam nomeações estão em cartaz. :)

      Eliminar
  3. Não vi, mas já vi boas críticas e com tanto buzz à volta do filme, fiquei com curiosidade para ver!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A maioria das pessoas está ir exactamente pelo burburinho que o filme gerou. E claro está, as 6 nomeações completaram o pacote “publicitário” … :)

      Eliminar
  4. Este ano ainda não vi nenhum dos nomeados, com muita pena que adoro cinema :)

    ResponderEliminar