sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Comprar gato por lebre …

Em alguns casos, só falta mesmo abrir a embalagem para começar a “ouvir” a miar.

A propósito de um artigo sobre alimentação, hoje ao almoço discutia-se o conteúdo (ou falta dele) dos “bens alimentares” que são 1-2-3 (Descongela - Vai ao micro-ondas - Come).

Primeiro falamos dos “pratos de carne”. Os hambúrgueres, salsichas, almôndegas e restantes processados de carne que só têm entre 50% a 60% de carne a “sério” e um pedacinho de proteína de soja à mistura. Depois passou-se ao “peixe”. Os douradinhos com 65% de pescada e os rissóis de camarão, que têm mais massa do que camarão (15%). E por fim chegamos à sobremesa e à tão afamada gelatina que é magra (“0% Gordura”), mas que tem 20% açúcar na sua composição.

Se o Artur Albarran estivesse a “relatar” o almoço, teria a oportunidade de acrescentar “o drama, a tragédia, o horror” … No meio de tanta incredulidade, resolvi dizer:

Eu: Deixem-se de coisas! Amanhã já ninguém se lembra e vai estar tudo a comer congelados outra vez. Também ninguém se lembra das patas de escaravelhos nos chocolates.

- Ah?! Que patas?

Eu: Cada 100g de chocolate tem pelo menos uma pata.

- Estás a gozar! Não como mais chocolate!

Eu: É só uma patinha! Encara como um acréscimo nutricional.

(a cara de nojo que se seguiu, nem Eça de Queirós iria conseguir descrever na perfeição)

P.S. Para ser mais precisa e depois de consultar uma fonte mais rigorosa, do que a minha memória, descobri que:

- Cada 100g de chocolate tem cerca de 80 fragmentos de insetos

- Farinha de milho tem um inseto por cada 50g

- Farinha de trigo tem 75 fragmentos de insetos por cada 50g

- Cogumelos de conserva têm 20 larvas por cada 100g

 Já notaram o crocante? Ou um saborzinho diferente?
Tão bom (sou mesmo mete nojo)! Agora vamos todos passar a dizer bifinhos com champignon avec larves.
 
Imagem retirada da Internet

8 comentários:

  1. Já tinha lido essa notícia, mas como não sou fã de chocolate, não me senti particularmente afectada. Mas é verdade que comemos gato por lebre em muitas coisas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sou completamente fã de chocolate! E acho que não há notícia que consiga diminuir o meu fanatismo. O mesmo não posso dizer em relação aos cogumelos (20 larvas!)!

      Eliminar
  2. ai que nojo, que chatice, logo eu os meus monchéries....será que o licor desinfecta?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desinfecta e se não desinfecta paciência, porque de chocolates eu não desisto! Muito menos dos meus ricos Mon Chéri :P

      Eliminar
  3. Por muito desagradáveis que sejam essas informações, não vou abdicar do chocolate! :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem eu! O que não mata, engorda ... e com o chocolate funciona claramente assim :)

      Eliminar
  4. Será que isso vem como aditivo nos ingredientes?!?
    hhhaaarrrggggggg...
    Mas se pensam que deixo de os comer, podem esperar sentados, não deixamos de respirar e sabemos que estamos a inalar ácaros...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agora que falas nisso deviam acrescentar à lista de “ingredientes”. Os insectos têm valor nutricional! : )
      Quanto ao “inalar” … nos dias que correm antes inalar ácaros, do que legionella!

      Eliminar