segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

A culpa é da Disney … ou talvez seja só minha

As madrastas nunca tiveram uma vida facilitada é certo. Em alguns casos por “mérito” próprio, noutros casos por causa das historinhas da Branca de Neve e da Cinderela, que lhes conferiu o rótulo eterno de víboras maléficas ... e aparentemente este rótulo atinge por efeito colateral os padrastos.

Na semana passada, uma colega perguntou-me por filmes infantis, onde a madrasta ou padrasto não fosse uma bruxa má com ideias assassinas ou uma “exploradora” que pusesse a enteada em trabalhos domésticos forçados. Assim a quente, o único que me lembrei foi o filme da Annie (que até está em cartaz). Hoje, pergunto-lhe como correu e ela respondeu-me:

- Passei a maior vergonha da minha vida!

- Porquê?

- No intervalo, fui dizendo “estás a ver, ele é o padrasto dela e é bom, também há madrastas e padrastos bons”. Resposta dela em alto e bom som para todos a ouvirem: “diz isso à Branca de Neve, que tem lá em casa uma madrasta má como as cobras!”.

- E tu, o que é que lhe disseste?

- Depois de todos terem olhado para mim, eu calei-me que nem um rato! E a meio do filme ainda tive de ouvir, novamente com o volume no máximo, “olha, o padrasto está a devolvê-la aos pais verdadeiros!”.

- Definitivamente, não te recomendei um bom filme.

- Péssima escolha. Tive ainda que passar o resto da tarde a tentar explicar-lhe que nem todos os padrastos são ricos e podem ter helicópteros para andar a sobrevoar o rio Douro.

Para a próxima, quem fica calada que nem um rato sou eu. Sugestões? Não sei, não quero saber … perguntem a outra!    
 
 

12 comentários:

  1. Pois também tenho uma imagem pré-concebida de madrastas e padrastos. Por acaso, conheço experiências bem de perto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também conheço alguns casos e infelizmente alguns tiveram a "sorte" da Branca de Neve, mas também há excepções. :)

      Eliminar
  2. realmente acho que os desenhos animados não ajudam muito. nos dias de hoje em que temos cada vez mais país separados e aparece com muito mais frequência a figura de madrasta e padrasto, uma criança vê os desenhos animados e fica a pensar que se acontece ali, também vai acontecer com ela. já criaram uma princesa negra, e agora uma latina. vamos esperar por uma madrasta \padrasto bem..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Facilitaria a vida a muitos pais e mães, se a Disney se lembrasse de fazer exactamente isso. :)

      Eliminar
  3. Quando vi "O Último Tango em Paris", fui com mais três colegas e um deles era surdo-mudo. Os surdos-mudos (alguns) "falam" com uma voz estranha e, como não ouvem, geralmente falam muito alto. Quando chegou à cena da manteiga, o surdo-mudo desata a rir e a berrar: "ahah, olha ele a meter manteiga no cu dela".
    Claro que no intervalo, assim que se acenderam as luzes, tínhamos o pessoal com os "holofotes" todos virados para nós. eheheh

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahaha ... não posso. Se isso me acontecesse a mim, eu começava a rir e nunca mais parava ... mesmo morta de vergonha iria continuar a rir :)))

      Eliminar
  4. Se ela fosse mais velha, aconselhava o helicóptero do Grey, só para me vingar da vergonha!
    Credo, eu não escrevi isto... tadinha da criança!!!
    Lamentavelmente, temos psicanálise caseira a cada regresso dos fins de semana que os putos passam no pai, pois a minha mais velha e a madrasta são protagonistas de autênticos triller's :-/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Havia de ser bonito! Imagino os comentários que ela iria tecer sobre o Mr. Grey! :P

      Também tenho amigas que passaram por isso. Algumas madrastas têm a fama e o proveito ...

      Eliminar
  5. Não vale a pena mentir às crianças :)

    ResponderEliminar