quinta-feira, 3 de julho de 2014

Guimarães: Cidade Monumental

“Aqui Nasceu Portugal”, esta é a frase gravada nas muralhas da cidade. Ao chegar à cidade é impossível não “mergulhar” no seu ambiente de forte herança histórica e de ligação coerente entre a tradição e a modernidade. Para quem se desloca de carro é preferível começar a visita a partir do Monte Latito (ou Colina Sagrada), uma vez que assim pode “descer” a cidade. Para os apreciadores de História, o Monte Latito disponibiliza uma tarde “cheia”: Castelo de Guimarães (segunda metade do século X), a Igreja de São Miguel do Castelo (século XIII) e o Paço dos Duques de Bragança (século XV). Diferentes séculos, diferentes épocas e diferentes objectivos marcam a construção dos três monumentos mais simbólicos da cidade. O Castelo de Guimarães edificado para defender o Mosteiro de São Mamede ou Mosteiro de Guimarães encontra-se primeiramente ligado à formação de Guimarães e depois à formação do Condado Portucalense, quando passa a ser residência do Conde D. Henrique (pai do primeiro rei de Portugal, D. Afonso Henriques). Já que se fala do pai, do filho reza a história (conforme a inscrição de 1664 gravada em lápide no baptistério) que foi baptizado na Igreja de SãoMiguel. Por fim, o Paço dosDuques inicialmente criado para albergar o filho bastardo de D. João I, D. Afonso (1º Duque de Bragança), assumiu diversas funções nos anos após a sua morte: celeiro para o armazenamento das rendas das rainhas de Portugal e Quartel do Regimento de Infantaria (1807 até 1938).
 
 

Agora é só descer até à Praça de Santiago! Pelo caminho (Rua de SantaMaria) é possível ver vários palacetes brasonados, o Convento de Santa Clara (actual Câmara Municipal) e a Casa do Arco (onde ficou alojado o rei D. Manuel, aquando as peregrinações a Santiago de Compostela). Na Praça de Santiago e no Largo da Oliveira é possível encontrar diversos restaurantes para um almoço rodeado por história. O Largo da Oliveira está intimamente ligada às origens de Guimarães. Neste largo é possível encontrar os principais símbolos da identidade vimaranense: a oliveira, a estátua do “Guimarães” sobre a cornija da velha Casa da Câmara, o Padrão doSalado e a Igreja de Nossa Senhora da Oliveira.
 
Falta dar ainda um saltinho até ao Largo do Toural conhecido por ser a sala de visitas da cidade de Guimarães. A visita vai valer a pena, principalmente se incluir uma “visita” à PastelariaClarinha e uma degustação da doçaria tradicional vimaranense. O legado deixado sobretudo pelas monjas de Santa Clara é uma tentação! As tortas de Guimarães, o toucinho-do-céu de Guimarães, as brisas da penha, as douradinhas ou os amores são algumas das tentações que passaram de geração em geração, chegando até aos nossos dias.
 
 

O mapa do centro histórico pode ser consultado AQUI.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário