quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Ainda sou do tempo em que ….

… para entrar num curso universitário era necessário ler (quanto mais não seja o resumo catita, que aqueles livros amarelos faziam) “Os Maias”, entrar no papel de uma das personagens de “Felizmente Há Luar”, sobreviver aos dez Cantos d’Os Lusíadas,  fazer a pontuação mental ao livro “Memorial do Convento” e assistir à versão cinematográfica de “Frei Luís de Sousa” (de 1950, a preto e branco ou branco e preto … às 9h da manhã era difícil de perceber).   

Agora basta:


Ai vida! Andou uma pessoa a “queimar as pestanas”, quando podia ter estado sentadita a comer pipocas no sofá e a ver uma série de culto.

Imagem retirada da Internet

11 comentários:

  1. What?! Ora bolas, estamos mesmo desactualizadas... o que eu não teria dado para fugir ao "Aparição" do Virgílio Ferreira!

    ResponderEliminar
  2. Somos duas, também sou desse tempo. E não gostava nem um bocadinho do Felizmente Há Luar.

    ResponderEliminar
  3. Fogo que falta de pontaria dos nossos pais! Tivessem nos feito 10 anos mais tarde e estávamos a aproveitar estas maravilhas educativas de hoje em dia...

    ResponderEliminar
  4. POIS EU TAMBÉM SOU DO TEU TEMPO. Não imaginava que as coisas estivessem assim.

    ResponderEliminar
  5. Verdade! Ainda tenho o meu livro dos maias cheios de anotações. Felizmente há luar também...e cheguei a ter de decorar cânticos dos lusíadas para uma apresentação...isto sim é que era dedicação!!

    ResponderEliminar
  6. Fogo... tinha-me poupado tantas noites em claro a decorar o Ramalhete.

    ResponderEliminar
  7. E eu que li tudo quanto era da Editora Abril, que publicava os livros do Tio Patinhas & Companhia, toda a colaeção de Asterix, Mafalda, lucky luke e por aí, às tantas sou doutorada e não sabia.

    ResponderEliminar
  8. Ahah, há de vir o tempo em que basta ver uma temporada da casa dos segredos.
    Epá, eu devo ser da época anterior à extinção dos dinossauros. É que "no meu tempo" os Lusíadas, Os Maias, Frei Luís de Sousa, Alexandre Herculano, Almeida Garre"te-te" (Viagens na Minha Terra "na Terra Dele", deve ter sido o livro mais chato que tentei ler e nunca acabei), eram coisas que se davam no 9º ano. O que não é admiração nenhuma, nós dávamos frações na 4ª classe e agora nem sei se ainda dão, ou fazem na calculadora/computador. :)

    ResponderEliminar
  9. Isso poupava-me a leitura das sebentas e dos apontamentos sobre os Lusíadas, a Mensagem e tudo o resto!

    ResponderEliminar
  10. Eu também sou desse tempo, mas ainda antes do Memorial do Convento.
    Entrar na Universidade a ler o Martin e ver a guerra dos tronos, isso é top! :))

    ResponderEliminar